JUCERJA

Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro

Cadastro Portal

Esqueci minha senha. E agora?

Na tela de login acesse a opção "Esqueci a senha", informe o login e o e-mail cadastrado e clique em Requisitar nova senha.

Você receberá em seu e-mail um link para alterar a sua senha.

Normalmente o login cadastrado é o seu e-mail ou o seu CPF. Caso não se recorde de seu login entre em contato pelo fale conosco (Contato > Fale conosco), escolha a opção "Cadastro de usuário WEB", informe seu CPF e descreva o problema que você está tendo em nosso site.

Não me recordo meu login no Portal, o que fazer?

Na tela de login acesse a opção "Recuperar Cadastro", informe o numero de CPF ou o e-mail cadastrado e clique em Recuperar Cadastro.

Você receberá em seu e-mail um link para alterar a sua senha.

Normalmente o login cadastrado é o seu e-mail ou o seu CPF. Caso continue tendo problemas de acesso entre em contato pelo fale conosco (Contato > Fale conosco), escolha a opção "Cadastro de usuário WEB", informe seu CPF e descreva o problema que você está tendo em nosso site.

Desejo cadastrar um login de empresa (CNPJ)

Os cadastros de login em nosso site são associados a pessoa física (CPF). Não é possível cadastrar login associado a pessoa jurídica (CNPJ).

Mensagem "Credencial já autenticada para outro endereço"

O sistema só aceita um acesso por vez em nosso site. Caso outros acessos com o mesmo login estejam sendo feitos em outros computadores será apresentado esse erro em nosso site ao tentar efetuar login.

Caso você compartilhe a sua senha com outras pessoas informe aos outros usuários para criar um cadastro próprio e realize a alteração de sua senha.

Meu processo está vinculado a uma pessoa/CPF a qual não tenho mais contato

Algum administrador da empresa deverá elaborar um documento informando o número do processo, usuário antigo, novo usuário a ser associado (informando CPF desse usuário) a esse processo e motivo dessa substituição.

Esse documento deverá ser assinado e ter firma reconhecida em cartório.

Não tenho mais acesso ao e-mail cadastrado. Como recuperar minha senha?

Envie um e-mail para sif3@jucerja.rj.gov.br informando o seu nome completo, CPF, o e-mail antigo e o e-mail atual, acompanhado de seu documento de identidade com foto digitalizado.

Assim que confirmarmos sua identidade procederemos com a atualização de seu cadastro e enviaremos um e-mail contendo informações para recuperar a sua senha.

Certidão Online

Não consigo abrir o arquivo da certidão

O procedimento de abertura de documentos gerados em nosso site mudou. Agora é necessário a utilização do "Visualizador de Documentos" para poder visualizar e imprimir as certidões e o "Documento digital".

Utilizando o Internet Explorer (em outros navegadores a instalação do programa apresentará um erro), na tela da "Certidão Online" (Serviços > Certidão Online) clique em "Visualizador de Documentos", clique em "Install" e siga as instruções para a instalação do visualizador.

Através desse programa você poderá gerar o arquivo PDF de sua certidão e também imprimir. Certifique-se de não perder o arquivo gerado em nosso site e não renomeá-lo.

Documento Digital

Não consigo abrir o arquivo do Documento Digital

O procedimento de abertura de documentos gerados em nosso site mudou. Agora é necessário a utilização do "Visualizador de Documentos" para poder visualizar e imprimir as certidões e o "Documento digital".

Utilizando o Internet Explorer (em outros navegadores a instalação do programa apresentará um erro), na tela do "Documento Digital" (Serviços > Documento Digital) clique em "Visualizador de Documentos", clique em "Install" e siga as instruções para a instalação do visualizador.

Através desse programa você poderá gerar o arquivo PDF de seu documento digital e também imprimir. Certifique-se de não perder o arquivo gerado em nosso site e não renomeá-lo.

Erro ao obter o documento

Envie o Protocolo e o Hash pelo fale conosco utilizando o assunto "Documento Digital" para que o atendimento ao seu problema seja agilizado.

MEI

Alteração de MEI para Empresário

Após o desenquadramento do SIMEI no Portal do Simples Nacional, enviar e-mail para redesim@jucerja.rj.gov.br contendo: Consulta Optantes do Simples constando o desenquadramento do SIMEI com data de efeito da saída, espelho do Cartão CNPJ e o Estado Civil / Regime de Bens do MEI em questão. Aguardar o retorno do setor com o “Feito” ou “Ok” para então fazer Viabilidade, DBE e Protocolo Web.

Para estes casos será necessário respeitar a data de efeito do desenquadramento. Antes disso o MEI não poderá ser movimentado como Empresário Individual antes desta data.

*ISSO NÃO TRATA-SE DE TRANSFORMAÇÃO, E SIM DE UM PROCESSO DE ALTERAÇÃO.

Transformação de MEI para LTDA ou EIRELI

Solicite o desenquadramento do SIMEI no Portal do Simples Nacional. O usuário deverá notificar ao Redesim por e-mail o seu interesse de Transformar de MEI para LTDA ou EIRELI pelo e-mail: redesim@jucerja.rj.gov.br informando o espelho do Cartão CNPJ, CCMEI e Estado Civil do MEI em questão. Será feito um acerto no Cadastro para possibilitar que o usuário gere guia e protocole a Transformação. Durante este processo ele será tratado como um Empresário Individual.

O usuário então deve ir no site da JUCERJA em Informações/Manuais e ler o tutorial de Transformação no Protocolo Web para que proceda corretamente esta alteração que se dará em dois atos vinculados.

https://www.jucerja.rj.gov.br/Arquivo/Download/4895?mostraArquivo=True

Para dúvidas no Preenchimento do Protocolo Web após cumpridos os passos acima procurar o Atendimento Protocolo Web em atendimento@jucerja.rj.gov.br ou enviar sua dúvida em relação à documentos e taxas para Fale Conosco > Dúvidas de Processo/Documentação.

Ao tentar cadastrar um Pedido de Viabilidade ou Gerar um Boleto, o sistema retorna Nire Inexistente

Possivelmente os dados do MEI não foram enviados à JUCERJA no ato de sua inscrição no Portal do Empreendedor.

Envie ao e-mail redesim@jucerja.rj.gov.br os seguintes documentos: último CCMEI válido, espelho do cartão CNPJ e estado civil do MEI. Aguarde nosso retorno e então tente novamente.

Já desenquadrei do SIMEI, notifiquei o Redesim, recebi resposta positiva e ainda assim não consigo gerar Guia no Protocolo Web

Basta fazer nova Viabilidade e novo DBE para que o sistema reconheça as alterações feitas no Cadastro.

Acabei de fazer Viabilidade ou Legalização e percebi que as informações do meu MEI estão desatualizadas

Notifique o Redesim por e-mail através do redesim@jucerja.rj.gov.br que o Cadastro está desatualizado. Informe em anexo o espelho do cartão CNPJ e o estado civil / Regime de Bens do MEI em questão. Tão logo receba a resposta positiva, faça nova Viabilidade ou Legalização que as informações chegarão corretas nos órgãos conveniados.

REDESIM-RJ

Meu pedido está com status PENDÊNCIA NA VALIDAÇÃO.

Encaminhar e-mail para o redesim@jucerja.rj.gov.br para correção e liberação do pedido.

Meu processo está finalizado, porém não aparece no REGIN, ao realizar a consulta.

Enviar e-mail para redesim@jucerja.rj.gov.br informando o número do protocolo.

Nome do DBE divergente do nome reservado na viabilidade.

Os dados da viabilidade enviados para a RFB não podem ser alterados. Nenhum dado da viabilidade, com exceção do nome, pode ser alterado.

Caso a empresa faça uma busca de reentrada de nome, alterando o nome da viabilidade, este ficará divergente do DBE.

Porém não se faz necessário preenchimento de outro pedido de viabilidade. O nome válido é o que consta da viabilidade e o protocolo web importa este nome.

No momento do deferimento do DBE, após o registro do ato, a Jucerja irá enviar o nome correto para a RFB. Assim, o CNPJ conterá o nome correto.

Processos com abertura de matriz e filial concomitantemente.

Como a matriz ainda não tem CNPJ, não haverá DBE da filial, apenas viabilidade. Somente após o registro da matriz e a geração do seu CNPJ, o DBE da filial poderá ser preenchido. A empresa deverá entrar em contato com o REDESIM (redesim@jucerja.rj.gov.br) que passará as orientações e fará os ajustes necessários para que consiga preencher esse DBE da filial.

REDESIM-RJ / Corpo de Bombeiros-RJ

Como faço para solicitar minha legalização junto ao Corpo de Bombeiros.

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização de Inscrição Bombeiro Militar.

Preciso atualizar os dados do meu Certificado de Aprovação CBMERJ.

* A alteração ainda será arquivada na JUCERJA:

Após a finalização do protocolo, os dados serão enviados automaticamente para o CBMERJ. Acompanhe o andamento do pedido pelo REGIN, informando o protocolo JUCERJA;

* A alteração já foi registrada, mas o certificado de aprovação ainda está desatualizado:

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização de Inscrição Bombeiro Militar.

Como faço para acessar os dados do processo simplificado no Portal do Corpo de Bombeiros - RJ?

Acesse a página http://www.cbmerj.rj.gov.br/page/148-diretoria-geral-servicos-tecnicos , opção Processo Simplificado.

Meu processo não foi classificado como simplificado. O que devo fazer?

Verifique as orientações contidas no acompanhamento do processo no REGIN, em http://www.jucerja.rj.gov.br/tax.juntarj/con_viabilidadeselecaoexterno.aspx, informando o numero do protocolo registrado ou o número do pedido Legalização de Inscr. Bombeiro Militar.

Caso ainda haja dúvidas, encaminhar a mesma para dgst@cbmerj.rj.gov.br.

Meu certificado de aprovação foi emitido, porém existem dados incorretos.

Entrar em contato com a Jucerja, através do canal de e-mail redesim@jucerja.rj.gov.br.

Após a correção dos dados, será necessário preencher um pedido de Legalização de Inscrição Bombeiro Militar:

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização de Inscrição Bombeiro Militar.

REDESIM-RJ / Prefeituras

Minha empresa já funciona porém não tenho alvará. Como faço para obtê-lo?

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização de Inscrição Municipal.

*ATENÇÃO: Para a Prefeitura do Rio de Janeiro, os trâmites deverão passar pelo Carioca Digital.

Como faço para atualizar os dados da minha Inscrição Municipal?

* A alteração ainda será arquivada na JUCERJA:

Após a finalização do protocolo, os dados serão enviados automaticamente para a Prefeitura. Acompanhe o andamento do pedido pelo REGIN, informando o protocolo JUCERJA;

* A alteração já foi registrada, mas o alvará ainda está desatualizado:

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização de Inscrição Municipal.

*ATENÇÃO: Para a Prefeitura do Rio de Janeiro, os trâmites deverão passar pelo Carioca Digital.

REDESIM-RJ / Receita Federal do Brasil

Quando tento preencher o DBE, informa que minha viabilidade não foi encontrada.

A RFB somente recepciona as viabilidades finalizadas. Caso a mesma ainda esteja em análise, não estará disponível para uso.

Quando o evento for de viabilidade obrigatória, somente será possível prosseguir no Coleta Nacional da Receita Federal informando uma viabilidade válida (Finalizada).

Eventos de viabilidade obrigatória:

- Inscrição de Primeiro Estabelecimento (Matriz);

- Inscrição dos demais estabelecimentos (Filial);

- Alteração de Natureza Jurídica;

- Alteração de Nome Empresarial;

- Alteração da Atividade Econômica;

- Alteração de Endereço;

Ao informar a viabilidade no DBE, não consigo editar nome empresarial, atividades econômicas, objeto social, natureza jurídica e/ou endereço.

As informações provenientes da viabilidade são replicadas no DBE da Receita Federal, impedindo a edição pelo usuário. Se houver a necessidade de corrigir alguma dessas informações, será necessário fazer novo pedido de viabilidade. Com exceção do nome empresarial que, mesmo que esteja errado no DBE, poderá ser alterado na viablidade, através da busca de reentrada de nome, e o protocolo web irá considerar o nome da viabilidade.

REDESIM-RJ / SEFAZ-RJ

Como faço para acompanhar meu pedido de inscrição?

Acesse http://www.jucerja.rj.gov.br/tax.juntarj/con_viabilidadeselecaoexterno.aspx .

Se a abertura/alteração foi arquivada na Jucerja, informe o numero do protocolo JUCERJA (XX-201X/XXXXXX-XX).

Se foi através de um pedido de legalização, no REGIN, informe o numero de protocolo RJP1XXXXXXXXX .

**Não coloque nenhum tipo de pontos nem espaço. Somente dígitos.

Minha empresa já existe e quero solicitar uma inscrição estadual para ela.

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização/Atualização de Inscrição Receita Estadual.

Os dados não serão preenchidos pelo usuário. Serão enviados da base JUCERJA para a SEFAZ-RJ, de acordo com a última alteração arquivada.

Preciso atualizar minha inscrição estadual.

* A alteração ainda será arquivada na JUCERJA:

Após a finalização do protocolo, os dados serão enviados automaticamente para a SEFAZ-RJ. Acompanhe o andamento do pedido pelo REGIN, informando o protocolo JUCERJA;

* A alteração já foi registrada, mas a inscrição ainda está desatualizada:

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização/Atualização de Inscrição Receita Estadual.

Os dados não serão preenchidos pelo usuário. Serão enviados da base JUCERJA para a SEFAZ-RJ, de acordo com a última alteração arquivada.

Minha inscrição foi emitida, porém existem dados incorretos.

Entrar em contato com a Jucerja, através do canal de e-mail redesim@jucerja.rj.gov.br.

Após a correção dos dados, será necessário preencher um pedido de Legalização de Inscrição Estadual:

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização/Atualização de Inscrição Receita Estadual.

Os dados não serão preenchidos pelo usuário. Serão enviados da base JUCERJA para a SEFAZ-RJ, de acordo com a última alteração arquivada.

Meu pedido aparece como indeferido, resposta “O requerimento foi rejeitado(...)”.

Entrar em contato com a Jucerja, através do canal de e-mail redesim@jucerja.rj.gov.br, informando o numero do protocolo do pedido rejeitado, nire e CNPJ da empresa, e a mensagem retornada.

Meu pedido de Inscrição/Atualização da inscrição estadual foi indeferido por conta do tipo de Unidade.

Seguem informações sobre o tipo de unidade passadas pela SEFAZ-RJ.

Os tipos de unidades de estabelecimento sujeitas à inscrição estadual são apenas 3, sendo dois deles sob condições especiais.

* UNIDADE OPERACIONAL –> UNIDADE PRODUTIVA (não existe restrição);

* UNIDADE AUXILIAR –> ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO OU;

* UNIDADE AUXILIAR –> DEPÓSITO FECHADO.

Os itens 2 e 3 precisam atender a regra da legislação que segue abaixo:

Art. 6.º O estabelecimento, em função da natureza das atividades desenvolvidas, será classificado como:

I - unidade operacional, quando exercer atividades de produção ou de venda de produtos ou prestação de serviços, independente dessas operações serem reais ou escriturais e do local ser ou não de organização rudimentar;

II - unidade auxiliar, quando servir apenas à própria empresa, exercendo exclusivamente funções gerenciais ou de apoio administrativo, técnico ou logístico, direcionadas à criação das condições necessárias para o exercício das atividades operacionais dos demais estabelecimentos, não desenvolvendo atividade de produção ou de venda de mercadorias ou prestação de serviços, observado o disposto no inciso II do § 1.º e no § 2.º, ambos do art. 7.º deste Anexo.

Art. 7º...

§ 1.º Incluem-se na obrigatoriedade de inscrição no CAD-ICMS:

I - o distribuidor de combustíveis líquidos que não possuir base de armazenamento e distribuição própria em território fluminense, hipótese em que deve ser requerida inscrição estadual para o seu estabelecimento localizado na principal base de distribuição em que for cessionário ou arrendatário de espaço pertencente a terceiros;

II - a unidade auxiliar depósito fechado, assim considerado o estabelecimento que exerça exclusivamente a função de armazenagem de mercadorias próprias destinadas à comercialização e/ou industrialização, no qual não realiza vendas, vinculada a unidade operacional localizada e inscrita neste Estado.

§ 2.º A unidade auxiliar escritório administrativo de empresa vinculada a unidade operacional localizada e inscrita neste Estado poderá se inscrever no segmento de inscrição obrigatória caso adquira, em seu nome, em operação interestadual, mercadoria para uso e consumo ou ativo fixo destinados às unidades operacionais, observado o disposto no § 1.º do art. 143 do Anexo XIII desta Parte.

§ 3.º Para cadastro das unidades auxiliares referidas no inciso II do § 1.º e no § 2.º deste artigo, será observado o seguinte:

I - serão cadastradas com os códigos da CNAE correspondentes às atividades econômicas da unidade operacional a que serve;

II - quando se tratar de escritório administrativo, será permitido o cadastro de apenas uma única unidade.

Preciso alterar o tipo de Unidade da minha empresa.

1. Solicite um pedido de viabilidade de alteração de tipo de unidade;

2. Após a finalização deste pedido e envio do mesmo a RFB, cadastre o DBE no coletor nacional;

3. Encaminhe o DBE para análise da RFB (a Jucerja não pode analisar DBE com esse evento somente – a análise sempre será direcionada a RFB nesses casos);

4. Deferido o DBE, solicitar novo pedido de Legalização de Inscrição Estadual.

Meu pedido aparece com status PENDENTE.

O pedido está passando por alguma verificação ou aguarda alguma atualização interna da SEFAZ-RJ. Continue acompanhando o mesmo.

Em caso de dúvida, encaminhar questionamento para atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br.

Meu pedido foi INDEFERIDO.

Seguir as orientações passadas pela mensagem.

Em caso de dúvida, envie e-mail para o canal de atendimento atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br

Preciso incluir, alterar ou excluir dados do Contador de minha Inscrição Estadual.

Acesse o Portal da SEFAZ-RJ em http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/ .

Clique em Acesso Rápido, Cadastro.

Leia os avisos contidos na Página e depois clique na aba SERVIÇOS, opção Outros Serviços Eletrônicos de Cadastro (baixa, paralisação, reativação, alteração de contabilista etc).

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, envie e-mail para o canal de atendimento atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br.

Preciso incluir, alterar ou retirar o NOME FANTASIA de minha inscrição.

Entrar em contato com a Jucerja, através do canal de e-mail redesim@jucerja.rj.gov.br.

Após a inclusão/alteração do nome fantasia no cadastro da empresa, será necessário preencher um pedido de Legalização de Inscrição Estadual:

Acesse o Portal JUCERJA >> REGIN >> Pedido de Viabilidade >> Solicitação e Regularização de Inscrição >> Legalização/Atualização de Inscrição Receita Estadual.

Os dados não serão preenchidos pelo usuário. Serão enviados da base JUCERJA para a SEFAZ-RJ, de acordo com a última alteração arquivada.

Ao consultar meu pedido no REGIN, o estado do processo aparece como “ERRO DE PROCESSAMENTO NA INSTITUIÇÃO”.

Entrar em contato com a Jucerja, através do canal de e-mail redesim@jucerja.rj.gov.br, informando o número do protocolo do pedido rejeitado, nire e CNPJ da empresa, e a mensagem retornada.

Meu processo aparece como deferido ou pendente, porém com a mensagem “Este protocolo está aguardando Processamento”.

Os dados enviados pelo órgão de registro foram aceitos pelo sistema da SEFAZ-RJ. Agora falta o processamento do pedido de inscrição pela SEFAZ-RJ. Esses pedidos normalmente são processados durante a madrugada.

Em caso de dúvida, encaminhar questionamento para atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br.

Como faço para baixar, paralisar ou reativar minha inscrição?

Acesse o Portal da SEFAZ-RJ em http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/ .

Clique em Acesso Rápido, Cadastro.

Leia os avisos contidos na Página e depois clique na aba SERVIÇOS, opção Outros Serviços Eletrônicos de Cadastro (baixa, paralisação, reativação, alteração de contabilista etc).

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, envie e-mail para o canal de atendimento atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br .

Dúvidas e erros de dados relacionados ao Requerimento Exclusivo SEFAZ-RJ.

Envie e-mail para o canal de atendimento atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br.

REDESIM-RJ / Viabilidade

Ao preencher o pedido de viabilidade não encontro disponível o endereço desejado.

Envie um e-mail com o endereço completo para enderecos.regin@jucerja.rj.gov.br com o assunto “CADASTRO DE ENDEREÇO” com o espelho do IPTU do ano corrente ou consulta ao site dos Correios em anexo.

Como alterar dados do meu pedido de viabilidade?

A única informação que pode ser alterada na viabilidade é o Nome Empresarial. Nos outros casos será preciso solicitar novo pedido, caso tenha reserva de nome efetue seu login em nosso site e cancele a reserva de nome, caso a viabilidade não tenha reserva de nome, apenas desconsidere. Se o único problema da viabilidade for o Nome Empresarial, utilize a ferramenta “Busca Prévia de Reentrada de Nome” para atualizar a viabilidade com o nome desejado. Reimprima o relatório de sua viabilidade atualizada.

Quando solicito novo pedido de viabilidade por ter errado o anterior não reserva a primeira opção de Nome Empresarial.

Cancele a reserva do nome desejado na viabilidade anterior e as realizadas indevidamente antes de solicitar novo pedido de viabilidade.

Como cancelar a reserva de Nome Empresarial ?

Na página principal da JUCERJA acesse o link REGIN, entre em “Lista de Serviços”; Após efetuar o seu login no site acesse a opção “Consulta de Reserva de Nome Empresarial”, ficará disponível a lista de reservas de nome vinculadas ao seu login para cancelamento. A reserva só poderá ser cancelada utilizando o mesmo login do pedido.

Como renovar reserva de nome empresarial vencida?

Utilize a ferramenta “Busca Prévia de Reentrada de Nome Empresarial” e reserve novamente o Nome desejado, não se esqueça de reimprimir o relatório da viabilidade com a nova data de reserva. Esse procedimento só é possível utilizando o mesmo login do pedido.

Ao tentar incluir o CNAE exibe a mensagem: “Atividade não encontrada na descrição do objeto”:

É preciso que pelo menos parte da descrição da atividade (CNAE) selecionada conste na descrição do objeto.

A tela da viabilidade exibe mensagem em vermelho: “Não pode haver repetições de nome”.

O erro se refere ao Nome Empresarial, é preciso que inclua 3 opções de Nomes Empresariais diferentes.

REDESIM-RJ / VISA-RJ

Conteúdo não Cadastrado

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Registro

Taxas para transformação

Caso a Transformação seja registrada em Instrumento único, a taxa também será única, gerada pelo ato 005 – Transformação; Caso seja registrada em 2 processos vinculados, será preciso pagar duas taxas, com os códigos 005 - transformação e 102 – Registro ou constituição, cuja taxa será paga de acordo com o novo tipo jurídico a ser constituído além do pagamento dos dois DARFs, um para cada processo. Em caso de processos que envolvam empresário é obrigatório que sejam feitos dois processos.

Requerimento Eletrônico

Como cadastro o Requerimento Eletrônico no novo Portal Web Jucerja?

No lugar do Requerimento Eletrônico, agora você utilizará o Protocolo Web.

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