JUCERJA leva Alvará Automatizado a 85 cidades

O objetivo de levar o Alvará Automatizado a todo Estado do Rio de Janeiro está muito perto de ser alcançado. Até o momento, 85 municípios já assinaram o convênio com a JUCERJA. Só em 2022 foram 17. O Alvará Automatizado é uma ferramenta que reúne em um único canal todos os órgãos envolvidos no Registro Empresarial, desburocratizando e agilizando o processo de abertura de novas empresas. O último município a aderir ao convênio foi Casimiro de Abreu, no dia 12 de setembro. O Secretário de Fazenda, Indústria e Comércio da cidade, Eliezer Crispim, e o Subsecretário, Leonardo Henrique, foram recebidos na sede da Junta Comercial pelo Presidente Sérgio Romay para a assinatura do termo (foto 1).

Nos últimos três meses, outras nove cidades passaram a contar com a ferramenta. Os Prefeitos de Laje do Muriaé, Eudócio Cardozo, e Sumidouro, Eliésio Peres da Silva, assinaram o acordo no dia 6 de julho. Em agosto, foi a vez de Trajano de Moraes e São Francisco de Itabapoana. O termo foi assinado pelos prefeitos Rodrigo Freire Viana e Francimara Azerêdo Lemos, respectivamente, no dia 09/08. Depois, foi a vez de São Francisco de Itabapoana. O Prefeito Alif Rodrigues da Silva firmou o acordo no dia 11/08.

Em visita da equipe da Junta Comercial a Rio Bonito, dia 19/08, o município foi mais um a aderir à ferramenta. O presidente Sérgio Romay e o Assessor da Presidência Paulo Lacerda foram recebidos pelo Prefeito Leandro Pereira Netto e pelos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira Gomes, e de Fazenda, Marco Aurélio Alves (foto 2).

Niterói fechou o convênio no dia 25/08. Durante inauguração da Sala do Empreendedor, que contou com a participação da equipe da JUCERJA, o prefeito Axel Grael assinou o termo de adesão. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino, e o Presidente da Fecomércio Antônio Florêncio de Queiroz também estiveram presentes (foto 3).

No começo de setembro, foi a vez dos municípios de Carmo e Paraty passarem a contar com o Alvará Automatizado. O convênio foi assinado pelos prefeitos Sérgio Luiz Soares e Luciano de Oliveira Vidal, respectivamente, no dia 05/09. Os Assessores da Presidencia Paulo Lacerda e Felipe Goloni assinaram como testemunhas (foto 4).