Recorde histórico no mês de março

Junta Comercial registra 6.709 novos negócios, melhor marca do mês em 214 anos

A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou o maior número de aberturas de empresas no mês de março, em seus 214 anos de existência. Ao todo, foram computados 6.709 novos negócios em território fluminense. O total do primeiro trimestre chegou a 16.846 empresas abertas. Em janeiro, foram registrados 4.949 novos negócios e, em fevereiro, 5.188. A soma é a segunda melhor da história, ficando atrás apenas dos três primeiros meses de 2022, quando foram computados 18.246 novos negócios.

– O desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro tem avançado significativamente. Resgatamos a credibilidade do estado com um ambiente de negócios estável, juridicamente seguro e com processos simplificados, o que favorece a atração de empresas e contribui para o avanço da empregabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população fluminense – afirma o governador Cláudio Castro.

Do total das aberturas realizadas em março, 6.187 foram constituições, ou seja, novas empresas. Também estão incluídas 417 aberturas de filiais e 105 inscrições de transferências. Todas as categorias significam a criação de novos negócios no estado. Até então, a melhor marca do mês de março havia sido registrada em 2021: 6.347. No ano passado, o número foi de 6.217.

Entre as principais atividades das novas empresas estão: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (621); atividade médica ambulatorial restrita a consultas, ou seja, ambulatórios, consultórios e clínicas (600) e comércio varejista de artigo do vestuário e acessórios (485). Os municípios que mais abriram empresas em março são Rio de Janeiro (3.460), Niterói (478), Duque de Caxias (262), São Gonçalo (217) e Nova Iguaçu (173).

- A desburocratização sempre foi a nossa principal meta e o aumento do número de novas empresas comprova que estamos no caminho certo. Simplificamos nosso sistema e oferecemos novas alternativas para agilizar os processos como a emissão do certificado digital e o aplicativo de reconhecimento fácil Biovalid. Com isso, hoje uma empresa é aberta, em média, em 38 minutos. E ainda temos muitos projetos para colocar em prática, sempre pensando em facilitar a vida do empresário fluminense – diz o presidente da Jucerja, Sérgio Romay.

Imagens Relacionadas

  • encontro das juntas comerciais
×
Não encontramos resultado para a sua busca

Acesso Rápido